Bataclan
Olá jovens, bem vindos ao maravilhoso e bonito curso de Ecologia da Unesp de Rio Claro! Mas assim, eu não estou aqu agora para falar sobre o curso, já devem ter lido e ouvido falar bastante dele e sobre o que mais diga respeito ao curso. Eu estou aqui agora para falar com vocês sobre outro assunto…
REPRESENTATIVIDADE LGBT!!!
Mas primeiro, vamos falar um pouco de história:
Este que vós fala agora (olá eu sou o Terts e estou aqui desde muito tempo, não importa quanto…) quando entrou no curso e veio para Rio Claro, se encontrava ainda dentro do obscuro mundo do armário. A realidade da presença lgbt no campus como um todo era consideravelmente apagada. Era, o que poderíamos dizer, um ambiente tolerante. Porém a enorme maioria das pessoas viviam as suas realidades de forma “discreta” ou enrustida mesmo (inclusive eu mesmo). E durante muitos anos haviam poucas pessoas lgbt na Eco e praticamente nenhuma assumida. Os “icones” lgbt da faculdade eram na sua maiora da Bio ou Geografia, cursos esses que possuem um histórico bem maior de liberdade sexual, mas não que no passado a eco tenha sido um curso onde alunos de diferentes sexualidades tenham sido de alguma maneira excluídos, só que éramos raros. Entretanto nos ultimos anos, de 2012 para cá eu diria, nós pudemos observar um verdadeiro florescer da presença lgbt no curso e no campus (ou teria sido na sociedade como um todo? Não sei dizer). E quando nos demos conta, já éramos um grupo em quantidade, mas não éramos um grupo no sentido de haver uma identidade. Eis que surgiu (e foi um verdadeiro processo, um dia vocês conhecem a história toda) o Bataclan!!!
Agora a parte que interessa:
O Bataclan é a irmandade, é bom deixar claro que não somos um coletivo logo não temos uma proposta política ou ativista, nossa proposta é promover um canal para amizade e identificação. Nos reunimos hoje boa parte dos meninos gays da eco, temos encontros mensais ou quinzenais para um agradável chá da tarde onde nós conversamos sobre os mais diversos assuntos e estreitamos os nossos laços enquanto grupo. A presença nos chás é a única e verdadeira exigência feita aos membros do grupo. Além disso nós temos um grupo de whatsapp por onde a fofoca, quero dizer, a conversa se extende para além dos chás. Nós também costumamos nos reunir quando estamos nas festas ou outros eventos da faculdade.
E qual a finalidade de tudo isso? Bom, o Clan ainda está em processo de construção, mas o mais importante de tudo dentro desse nosso processo enquanto irmandade é realmente a criação e formação de um grupo onde nós possamos nos ver e nos reconhecer. Exatamente por isso que venho por meio do Jornaleco apresentar-nos para vocês ingressantes e estender um convite para todas as pessoas lgbt que estejam entrando no curso agora, (menino, menina ou nada disso) seja você já assumido e dono de sua prórpia condição ou esteja ainda no seu processo de indentificação e aceitação. Nós estamos aqui para lhes dar as boas vindas e para lhes oferecer um ambiente seguro, onde todos são bem vindos, para exercer a pessoa que de fato você é!
E agora você me pergunta: “Mas cadê as sapatão do rolê? Só tem homi nesse grupo???” Calma meu jovem como eu disse o Clan é um grupo ainda em processo de construção e atualmente, até onde é de conhecimento dos membros, não temos lésbicas no curso (garotas bi,
certamente…) já tivemos expontes lésbicas na ecologia marcantes, mas são pessoas que já se formaram ou que já não estão mais em Rio Claro, então estamos agora no processo de inclusão e expansão do Clan, logo você garota lésbica é muito bem vinda também! E aos bissexuias, Transexuais, Transgêneros, estamos também de braços abertos para todos vocês!
Aos que se interessarem em fazer parte do grupo ou apenas conhecer o Bataclan, fele com algum dos membros: Terts, Chico, Daqui, Mogli, 8Mil, Coxinha, Profeta e Juliano.
Estaremos ansiosos para te-los conosco no nosso chá de boas vindas do ano!!!
Atenciosamente, Terts!